O concelho de Aveiro é território de intervenção prioritária na área dos comportamentos aditivos e dependências (CAD’s), o que motivou a Casa Vera Cruz a desenvolver o Projeto Alternativas, cofinanciado pelo Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências (SICAD), com foco na área da prevenção dos Comportamentos Aditivos e Dependências em contexto comunitário.
O Alternativas tem como objetivo evitar e/ou retardar os CAD’s (com e sem substância) junto das crianças, adolescentes e famílias mais vulneráveis através da diminuição dos fatores de risco e reforço dos fatores de proteção face aos CAD’s, contribuindo para a adoção de comportamentos saudáveis, através de intervenções preventivas dirigidas a indivíduos em situação de risco.
Desde a primeira edição, em 2008, que o Alternativas procura responder às necessidades do território através da implementação de intervenções preventivas, de modo a contribuir positivamente para o processo de formação e educação de indivíduos saudáveis, e promover a resiliência face a condutas de risco associadas aos CAD’s. Assim, foram desenvolvidas um conjunto de 5 ações que implicam:
A equipa técnica é composta por uma coordenadora, uma psicóloga e uma educadora social.
Se estiver interessado que o Projeto Alternativas implemente alguma ação no seu Agrupamento de Escolas e/ou Instituição de Ensino poderá enviar um email para o seguinte endereço: alternativas@casaveracruz.pt
Todas as ações do Projeto Alternativas são inteiramente gratuitas.
O acompanhamento psicológico em situação de risco face aos CAD’s, pressupõe um processo de avaliação, diagnóstico e intervenção psicológica e social das situações identificadas e sinalizadas, de forma a proporcionar uma resposta ajustada às necessidades individuais e/ou familiares.
As sessões de acompanhamento podem ocorrer em formato individual ou familiar.
Esta ação é inteiramente gratuita.
Não, o Projeto Alternativas intervém de forma preventiva nos Comportamento Aditivos e Dependências com e sem substância. Temáticas como o uso dos ecrãs, os videojogos, a internet e as apostas online são também alvo de intervenção do projeto.