Intervenção junto de crianças, adolescentes e jovens com fatores de risco significativos face à adoção de CAD’s e suas famílias. Engloba a avaliação, diagnóstico e intervenção psicológica e social das situações identificadas e sinalizadas, procurando dar uma resposta adequada às necessidades individuais e/ou familiares.
Ambos os acompanhamentos têm como objetivo apoiar a pessoa, avaliar os aspetos concretos relacionados com a superação de obstáculos/conflitos ao nível das várias dimensões da sua vida e estabelecer propostas de mudança.
O acompanhamento psicológico, destinado a crianças/adolescentes, pode decorrer em formato individual ou familiar, com recurso a instrumentos, metodologias e estratégias cientificamente validadas.
Esta intervenção objetiva a aquisição e desenvolvimento de competências que promovam mudanças estáveis ao nível cognitivo, emocional e comportamental, contribuindo para a adoção de respostas adaptativas.
Este serviço garante o atendimento informativo com vista a esclarecer dúvidas, desmistificar conceitos e ativar respostas que possam contribuir para a diminuição do risco a que muitas crianças, adolescentes e jovens se encontram expostos.
O acompanhamento psicossocial para pais/famílias e/ou cuidadores pretende apoiar, aconselhar, informar e encaminhar os mesmos na procura da mudança, intencionando a reorganização individual e familiar e o bem-estar psicossocial. Assim, garante o acompanhamento psicológico e social de situações identificadas e sinalizadas.